Accessibility Tools

brasil_1.png espanha.png estados-unidos.png

29 04 LNDC Aniversário noticiaO Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) completa 16 anos de atuação em 2025, consolidando-se como um dos principais polos de pesquisa tecnológica do país. Fundado com o objetivo estratégico de desenvolver tecnologia nacional para a exploração do pré-sal, o LNDC é fruto da colaboração entre a COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PEMM) e a Escola Politécnica da UFRJ (Departamento de Metalurgia e Materiais - DMM), com o apoio da Petrobras.

A ideia tomou forma em 2005, com o projeto idealizado pelos professores João Marcos Rebello e Oscar Rosa Mattos. Em 2009, o laboratório foi oficialmente inaugurado, em uma cerimônia que contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o LNDC tem se destacado como centro de excelência em pesquisa, inovação e formação de profissionais altamente qualificados.

Com uma área de 9.000 m², o LNDC abriga laboratórios especializados, um mezanino e um auditório com capacidade para 75 pessoas. Atualmente, cerca de 70 colaboradores, entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos, integram sua equipe. O laboratório mantém parcerias com universidades e empresas do Brasil e do exterior, atuando estrategicamente em setores como energia, petróleo, gás e infraestrutura.

Entre suas principais frentes estão as pesquisas em corrosão, revestimentos, soldagem e ensaios não destrutivos, temas que contribuem diretamente para o avanço tecnológico da indústria nacional.

Para conhecer mais sobre o impacto científico e tecnológico do LNDC, acesse nossas linhas de pesquisa, projetos, publicações científicas e nossos serviços!

São 16 anos de contribuição à ciência, à formação de talentos e ao fortalecimento da inovação tecnológica no Brasil — um verdadeiro motivo de orgulho para a COPPE, a POLI, o CT, a UFRJ e para todo o país.

29 04 LNDC IniciacaoCientifica NoticiaEstá aberto o processo seletivo para estudantes de cursos de Engenharia de Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica e Química interessados em integrar a equipe do Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para o setor de energia, especialmente na área de corrosão.

A vaga destinada a bolsistas de iniciação científica terá início em 2025, com foco na capacitação profissional e na contribuição para a indústria de óleo e gás. Os selecionados irão atuar no desenvolvimento de trabalhos científicos que visam à inovação e ao fortalecimento do setor energético brasileiro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio de 2025, às 18h00, e a seleção incluirá avaliação curricular e entrevista com uma banca composta por docentes e pesquisadores do LNDC. As entrevistas ocorrerão no dia 23 de maio de 2025, com o horário confirmado por e-mail aos candidatos. O resultado será divulgado no dia 26 de maio, também por e-mail.

Interessados com dúvidas podem entrar em contato pelos e-mails This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Clique AQUI para acessar o formulário de inscrição!

07 04 LNDC Pesquisadores do LNDC NoticiaOs pesquisadores Rogaciano, Merlin e Tatiana, do LNDC – Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem, da COPPE/UFRJ, estão participando da AMPP Annual Conference + Expo, o maior congresso mundial sobre corrosão, realizado entre os dias 6 e 10 de abril, em Nashville, EUA.

O evento reúne especialistas de diversos países para discutir os avanços mais recentes em proteção contra corrosão, integridade e tecnologia de materiais.

Confira os detalhes das apresentações dos pesquisadores: 

CCS wells: Corrosion evaluation on casing/cement interface - Electrochemical monitoring

Autores: Merlin Bandeira, Rogaciano M Moreira, Tatiana Almeida, Oscar Rosa Mattos, Felipe R S Assução, Luiz Henrique da Silva Gasparotto, Antonio Leonardo Viana, Ana Cecília Vieira da Nobrega, Willame Gomes da Silva Batista, Miguel Angelo Fonseca de Souza, Pedro Aum, Bruno Leonardo de Sena Costa, Marcelo Gonzalez Santos e Julio Cezar de Oliveira Freitas

Saiba mais sobre o artigo AQUI

CO2 Corrosion Mechanisms: Insights for CCS Studies

Autores: Tatiana Almeida, Jéssica Nogueira, Marcelo Tadeu Gomes de Sampaio, Eliane D'Elia e Oscar Rosa Mattos.

Saiba mais sobre o artigo AQUI

28 04 LNDC Reels noticiaNo Laboratório de Ensaios Não destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), a segurança é uma prioridade inegociável. Recentemente, a equipe participou do curso de Segurança em Trabalhos em Altura (NR35), reforçando o compromisso constante com a proteção de todos os colaboradores e a excelência nas operações diárias.

Mais do que apenas cumprir normas, o LNDC tem como meta garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos. Como um exemplo de que a segurança não é apenas um requisito, mas parte intrínseca de sua essência. A dedicação constante à proteção e bem-estar de sua equipe é fundamental para o sucesso das atividades e resultados alcançados.

 

 

 

 

 

 

28 04 LNDC Reels noticia 2  28 04 LNDC Reels noticia 3  28 04 LNDC Reels noticia 4

28 03 LNDC RecebeuVisita NoticiaO Laboratório de Ensaios Não destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) deu um importante passo em direção à inovação em tecnologias sustentáveis, recebendo a equipe do Cenpes-Petrobras, composta por Ilson Palmieri, Pedro Altoé, Aline Lins e Pedro Leal. O encontro marcou o início das discussões sobre um novo projeto voltado para a corrosão do sistema de injeção de CO₂, uma questão crítica para a captura e armazenamento de carbono.

Esse projeto é essencial para garantir a eficiência e a segurança das tecnologias de captura de carbono, que são fundamentais no combate às mudanças climáticas. A colaboração entre o LNDC e o Cenpes-Petrobras promete resultados inovadores e significativos para o setor.

A equipe do LNDC se mostra animada e comprometida com o desenvolvimento sustentável, preparando-se para enfrentar os desafios que vêm pela frente. O projeto reflete a determinação em promover soluções tecnológicas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade.

Topo