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Os representantes dos grupos de corrosão e END do LNDC fizeram uma visita ao SENAI CETIQT, confira!
Dia 27 de março ocorreu o Workshop "New Scenario for Inspection and Monitoring in the Energy Industry" no LNDC
Clique AQUI e confira a programação do evento!
Nesta quarta-feira, 3 de abril, o LNDC promoveu um Fórum para discutir tópicos relacionados à Corrosão em Sistemas de Captura, Transporte e Armazenamento de CO₂. A Captura, Armazenamento e Utilização de Carbono (CCUS) é considerada uma tecnologia chave para reduzir as emissões de CO₂ e mitigar o aquecimento global. Após sua captura e transporte, o fluxo de CO₂ é injetado em um dos vários tipos de formações geológicas estáveis, como reservatórios de petróleo e gás, já esgotados, aprisionando e impedindo sua posterior emissão.
No fórum, foram discutidos tópicos sobre desempenho e seleção de materiais para adequação ao ambiente corrosivo e também sobre desenvolvimentos de dispositivos e metodologias de laboratório, incluindo o uso da ferramenta de IA, que serão necessários para pesquisas que visam viabilizar o transporte do CO₂, trazendo economicidade e garantindo a segurança da operação.
A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do LNDC, Oscar Rosa Mattos, e pela professora Tatiana das Chagas Almeida e é um marco nas discussões sobre corrosão em sistemas CCUS no Brasil. O fórum contou com a participação do palestrante Guillaume Néel, gerente de P&D da Vallourec e com os palestrantes do LNDC/COPPE, Isabel Margaritt-Matto, Tatiana Almeida, Merlin Bandeira e Rodrigo Garcia, especialistas em corrosão na indústria de óleo e gás. O evento também contou com a participação de diversos profissionais de empresas do segmento de óleo e gás, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores das Universidades Federais.
Dentro do escopo de trabalho do projeto de pesquisa desenvolvido no LNDC em parceria com a Petrobras desde 2021, intitulado: Efeito do consumo de H2S na susceptibilidade a corrosão sob tensão (SSC) de arames de alta resistência utilizados em armaduras de tração de dutos flexíveis, foi desenvolvido um protótipo usando uma seção real de duto flexível com instrumentação para monitoramento contínuo de pH e concentração de H2S dissolvido na região anular do duto flexível. Os dados desta fase do projeto serão comparados com os resultados do programa de testes realizado em células que simulavam a região anular. O conhecimento sobre o efeito do consumo de H2S tem impacto direto na seleção de materiais para as armaduras de tração e no gerenciamento da corrosão dos dutos em operação.
Da direita para esquerda: Merlin Bandeira, Felipe Assunçao,
Julio Santos, Rogaciano Moreira e Cleison Nascimento